30/05/2025 - Museus da Fundação Projeto Tamar tem programação especial para comemorar a data ↓
O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância dos oceanos, com destaque para o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho e o Dia Internacional da Tartaruga Marinha no dia 16. Essas datas nos convidam a refletir sobre o papel vital que o oceano desempenha em nossas vidas – mesmo para quem vive longe da costa.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta e são essenciais para o equilíbrio da vida na Terra. Regulam o clima, absorvem boa parte do dióxido de carbono da atmosfera e produzem mais da metade do oxigênio que respiramos. Além disso, abrigam uma imensa biodiversidade, fornecendo alimento, abrigo e habitat para milhares de espécies.
Atividades como a pesca, o turismo costeiro, o transporte marítimo e até a geração de energia fazem com que milhares de pessoas dependam diretamente dos oceanos para geração de renda.
As comunidades costeiras e tradicionais mantêm uma relação ancestral com o oceano, que vai além da economia: envolve cultura, espiritualidade e identidade. Preservar o oceano é também proteger essas formas de vida, saberes e histórias.
Apesar de sua grandeza, os oceanos enfrentam ameaças cada vez mais graves causadas pela poluição por plásticos, sobrepesca, destruição de habitats e os efeitos crescentes das mudanças climáticas.
O Mês dos Oceanos é um convite à ação. Seja com pequenas atitudes diárias, seja por meio de engajamento coletivo, todos temos um papel na conservação desse patrimônio natural vital para o planeta.
Preparamos uma programação especial em nossos Museus para celebrar esse importante ecossistema. Confira nos links abaixo.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!