pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Mês da Cultura Popular no Projeto Tamar

01/08/2025 - Programação do 13º Mês da Cultura Popular em Ubatuba começa no dia 02 de agosto ↓

Desde o início das atividades em 1980, a Fundação Projeto Tamar entendeu que o sucesso para a conservação das tartarugas marinhas dependia da parceria e do envolvimento das comunidades locais. Essa parceria começou com a geração de empregos diretos e renda, e foi além, apoiando e valorizando as manifestações tradicionais da cultura local. 

Realizado desde 2011 na unidade de Ubatuba (SP), o Mês da Cultura Popular surgiu a partir da construção do palco do Centro de Visitantes, o “Casco Acústico” com o objetivo de divulgar e valorizar a rica diversidade cultural das comunidades tradicionais de Ubatuba, além de abrir espaço para expressões culturais de diversas regiões do Brasil. Em 13 edições, o evento já reuniu cerca de 12 mil pessoas em apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, exibição de documentários e outras atrações.

A edição de 2025 começa no dia 2 de agosto, às 19h30, com a exibição do documentário “O brilho da Herança”, de Deco Machado. Em seguida, o tradicional Grupo Concertada, que se apresenta mensalmente no Tamar há mais de 14 anos, trará para o público um repertório de MPB, abordando temas da cultura e do folclore de várias regiões do país. 

No dia 09 de agosto, às 19h30 o público poderá conferir a apresentação do Grupo de Jongo “Oh de Casa”, da comunidade do Quilombo da Fazenda. Logo em seguida, às 20h, será a vez da tradicional Congada de Bastões de São Benedito, do bairro do Puruba.

No dia 16 de agosto às 19h acontece o encontro “A voz da mulher caiçara: literatura infantil e preservação de manguezais”, reunindo as Caiçaras autoras de Livros Infantis Ellen Georgina Barbosa e Beatriz Vaz, e a Fundadora do Projeto Manguezal Vivo de Cubatão, Thays Emidio. Em seguida, às 20h será exibido o documentário “Dança de São Gonçalo: Tradição e Fé Caiçara”, com  Direção de Felipe Scapino e pesquisa de Nara Lima. Para fechar a noite, às 20h30, a apresentação musical do Fandango Caiçara de Ubatuba. Praticado com instrumentos artesanais - como machete e rabeca - o Fandango caiçara  tornou-se uma das mais características manifestações da cultura deste povo tradicional que vive no litoral desde o Rio de Janeiro até o Paraná.

Ao longo do mês, estarão em exposição duas mostras fotográficas:  “Paisagens Humanas”, de Deco Machado, nascido na comunidade quilombola da Caçandoca, em Ubatuba (SP), cuja obra parte de um olhar íntimo sobre as culturas quilombola e caiçara, explorando memória, território e identidade, e “Comunidades Caiçaras” de Lucas Gomes Gallo, criado em Ubatuba (SP), e que por meio de suas imagens, busca revelar a beleza e  fragilidade do nosso meio ambiente e também das culturas que nele habitam, e nessa exposição homenageia os povos caiçaras que vivem e preservam a natureza há muitas gerações.

Mas não é só em Ubatuba que a cultura e a conservação se encontram. Durante o mês de agosto, todos os museus da Fundação Projeto Tamar oferecem programações especiais em celebração ao Mês da Cultura Popular com oficinas, visitas guiadas, exibições de documentários, exposições fotográficas, apresentações musicais e muito mais.
Confira a programação do Museu mais próximo aqui:

Fernando de Noronha/PE 
Aracaju/SE 
Praia do Forte/BA 
Vitória/ES 
Florianópolis/SC 

 


 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras